O cenário digital e tecnológico presente em nosso dia a dia está em constante mudança. Da noite para o dia, novas possibilidades surgem para otimizar demandas e nos conectar com as mais diversas plataformas. No universo dos eventos corporativos a situação não é diferente, e o uso de novas tecnologias tem sido essencial para engajar e atrair participantes.
A gama de inovações só cresce, o que significa que empregar recursos de tecnologia em eventos é investir na experiência do cliente e na geração de feedbacks positivos. Criatividade, portanto, é um diferencial na hora de posicionar-se enquanto marca.
Tendências tecnológicas em eventos
Aproveitamos que 2020 só está começando e listamos abaixo algumas das tendências tecnológicas que prometem transformar eventos, congressos e exposições em experiências interativas e muito mais interessantes.
Inteligência Artificial
Com a capacidade de analisar dados dinâmicos, a inteligência artificial possibilita que o aprendizado da máquina (ou machine learning) seja capaz de fazer análises preditivas. Ou seja, os modelos interativos de inteligência artificial permitem uma adaptação de aprendizado de maneira independente, a cada vez que são expostos a novos dados.
Aplicada a eventos, a tecnologia tem a capacidade de, entre outras coisas, analisar informações de audiência de diversas fontes, que podem vir de dados da Internet, análises de plataformas de mídia social ou mesmos provedores de dados de terceiros. Isso é essencial para que organizadores de eventos e expositores sejam capazes de classificar leads e fazer prospecções individualizadas.
Video Mapping
Vídeo Mapping, ou projeção mapeada, é uma tecnologia que permite a transmissão de imagens em 2D ou mesmo 3D capazes de se encaixarem no formato de estruturas físicas de um determinado ambiente. Em uma feira, por exemplo, a técnica pode ser utilizada no espaço de um estande, com lançamento de imagens em paredes, sobre o piso ou até no teto, promovendo uma interação com o movimento das pessoas que visitam o local.
Além de conferir ao ambiente um aspecto moderno, a tecnologia enriquece a comunicação visual, e é uma ótima estratégia para chamar a atenção de clientes em potencial.
Realidade Virtual
Ideal para divulgar produtos e aproximar consumidores, a realidade virtual é uma tendência que veio para ficar. Num ambiente artificial imersivo em 3D, gerado por computadores, a técnica permite que o usuário, a partir de headsets, participe de jogos, interaja com aplicativos e mergulhe em inúmeros cenários.
Trata-se de uma alternativa e tanto quando o objetivo é explicar sistemas complexos, garantindo uma experiência única aos participantes.
Realidade Aumentada
Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada permite que objetos e cenas virtuais sejam inseridos no mundo palpável, onde o cliente se encontra. É possível, por exemplo, apresentar através da realidade aumentada um objeto de grande escala dentro de um estande. Modelos 3D, vídeos e gráficos animados permitem que potenciais clientes conheçam os produtos de uma marca de perto, ainda que virtuais, porém no ambiente real.
Outra alternativa é criar atividades de entretenimento que se associem à marca do expositor, como jogos interativos, aproximando ainda mais o usuário à marca.
Holograma
Holograma nada mais é que o resultado de uma técnica de registro de padrões de interferência de luz, que pode gerar ou apresentar imagens em três dimensões. Traduzindo, trata-se de uma imagem ou vídeo em formato 3D que é transmitido em determinado local.
Por meio das projeções holográficas é possível passar a sensação de que a pessoa ou objeto projetado estão realmente no ambiente. A usabilidade dos hologramas é enorme: uma empresa pode projetar desde uma mensagem do presidente da corporação ou colocar até celebridades para prover engajamento e entreter o público.
E não para por aí: numa conferência, em caso de um palestrante não poder comparecer ao local, a holografia é uma saída para que o evento não seja cancelado.
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