Não se esqueça do seu pós-evento!

É natural que organizadores e marcas se preocupem com todo o planejamento necessário para concretizar um evento. Contudo, logo que ele é encerrado, a sensação de “dever cumprido” pode levar erroneamente a crer que o trabalho está finalizado. E estamos aqui para lembrar da relevância do pós-evento. 

Essa etapa é fundamental para comprovar o sucesso do seu plano, aumentar o volume de informações sobre as percepções do seu público e consolidar sua marca no mercado. Por mais que a feira tenha sido encerrada, o trabalho ainda não acabou.

Importância do pós-evento

De acordo com dados coletados pela plataforma Marketo, eventos podem oferecer altos níveis de compromisso com os clientes, o que ajuda a reter e aumentar a base de prospectos, permitindo às empresas obter um ROI mais alto. A mesma pesquisa indicou ainda que 95% dos profissionais dizem que reuniões presenciais são essenciais para nutrir relações comerciais a longo prazo. 

Esta é a principal função de um pós-evento: garantir que as relações que foram construídas e alimentadas durante as feiras se consolidem em fidelização ou vendas. É uma fase muito importante em que temos que manter o engajamento que conquistamos com os participantes.

Há muitos clientes que visitam os eventos, mas precisam de algum tempo para refletir sobre a necessidade despertada ali, para então efetivar uma compra. Se você não diz a ele um “hey, estou por aqui, ta bem?”, você pode ter perdido toda a oportunidade que gerou durante o evento. 

De maneira interna o pós-evento é tão importante quanto. É através das análises e avaliações realizadas nesta fase que é possível responder aquela pergunta clássica: Tudo que fizemos até agora valeu a pena? Ou seja, é aqui que vemos os resultados do evento. 

É preciso fazer análises quantitativas e qualitativas de tudo, além de comparar o que foi programado, com o que efetivamente foi executado e o que se alcançou. Para isso, é necessário reunir informações e feedbacks de diferentes pessoas, filtrar as críticas e os elogios.

As ações do pós-evento também são primordiais para o planejamento inicial dos próximos projetos, afinal você estará atento para que falhas não voltem a se repetir. Além de ser um grande passo para fidelização dos clientes.

O que analisar?

Todo organizador tem uma visão clara de como foi o evento. Mas será que é a mesma impressão de todos aqueles que estiveram envolvidos ou participaram da ocasião? Essa é uma das necessidades que apenas um questionário pós-evento pode solucionar. 

Para entender como foi verdadeiramente um evento é preciso analisá-lo pela visão de diferentes pessoas, como fornecedores, clientes e a própria equipe interna. Assim, você saberá obter uma perspectiva muito mais abrangente e holística do que de fato aconteceu. 

Todos os envolvidos tem algo a acrescentar, você nunca saberá todos os detalhes importantes se não deixar um canal de comunicação aberto. Esteja preparado para receber os comentários!

Outro ponto que deve ser analisado com cuidado é o orçamento. Para isso não adianta fazer só o trabalho de pós, todos os gastos devem ter sido organizados com precisão enquanto aconteciam. Só assim você saberá realmente qual foi a real despesa do evento. Gastos imprevisíveis podem acontecer e o balanço final só deve ser concretizado no pós-evento. 

Fornecedores e parceiros também devem ser analisados nesta etapa. Como foi a entrega? Como foi o atendimento durante o evento? Se houveram falhas, qual foi a atitude? Essas e outras questões são fundamentais para que nos próximos eventos você saiba com quem contar e com quem não.

4 dicas para arrasar no pós-evento

Para te ajudar no momento de programar suas ações pós-eventos, trouxemos algumas sugestões que prometem fechar com chave de ouro o seu evento.

1. Não se esqueça das redes sociais
É praticamente um pecado capital para sua marca abandonar as redes sociais depois que o evento acabou. Se quiser fortalecer o seu posicionamento, precisa investir em marketing pós-evento. 

Manter as redes atualizadas não só te aproximam do seu público, como também desperta a curiosidade daqueles que não estavam presentes. É um dos principais meios de comunicação atuais e se você não está ativo, corre o risco de ser esquecido. Para que a sua relação com o cliente não esfrie, se mantenha próximo dele.

2. Crie um modelo de enquete simples para solicitar feedbacks

Já comentamos sobre a necessidade de coletar feedback para entender como foi o seu evento. Obter uma perspectiva mais ampla é fundamental para avaliar de forma mais efetiva as experiências geradas ali. 

Esse feedback funcionará como um termômetro sobre a satisfação geral e sobre como você deve agir na próxima vez. Por isso, não se esqueça de solicitar feedbacks também dos patrocinadores, expositores, palestrantes e da equipe interna que esteve envolvida. 

A melhor forma de trabalhar é através de um modelo de enquete simples. Busque utilizar perguntas menos complexas, curtas e que tenham escala de 0 a 5, isso ajudará muito no momento de compilar as respostas.

3. Trabalhe com e-mail marketing

Você investiu em um espaço bacana e trabalhou bem a captação de contatos durante os dias de evento. E agora que a feira acabou, é chegada a hora de manter o contato com todos os leads. A melhor ferramenta continua sendo um e-mail marketing bem construído.

As vantagens são inúmeras, desde transmitir sua gratidão pela presença dos visitantes no seu espaço, passando pela manutenção do bom relacionamento iniciado durante o evento até uma forma de reavivar a memória do seu cliente.

Isso porque, depois do evento, o cliente vai seguir com a vida dele e a rotina pode fazê-lo esquecer do que viu ou sentiu naquele dia. Ao receber um e-mail marketing seu, ele automaticamente associará com a boa experiência e se lembrará daquela necessidade desconsiderada que foi abordada na sua comunicação. 

Você também pode usar dessa ferramenta para enviar aos clientes que não compareceram um pouco sobre o que rolou, despertando a vontade de estar ali nas próximas oportunidades. 

Não se esqueça que marketing de conteúdo é uma forma eficaz de fazer o seu cliente ir até você!

4. Cupons ou benefícios são ótimas oportunidades

Sabe aquela sensação gostosa de exclusividade? Ou de ter sido reconhecido por uma marca que gosta? Então, esse é o sentimento que você pode despertar no seu cliente ao trabalhar com cupons exclusivos para quem participou do seu evento.

É uma forma muito utilizada de agradecê-lo pela visita e ainda aumentar as chances de uma próxima aquisição na sua empresa. Se você é promoter de eventos, uma boa possibilidade é trabalhar com um desconto para inscrições na próxima edição. Já iniciando o trabalho de captação de visitantes para o que está por vir. 

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