A participação em feiras e eventos corporativos é a oportunidade ideal para empresas fazerem marketing ao vivo. É nesse tipo de evento que os empresários podem divulgar novos produtos e serviços e ainda aumentar o engajamento de clientes com a marca.
Exposições e feiras são, sem dúvida, uma ótima alternativa para novas perspectivas de negócios e para a conquista de clientes em potencial. No entanto, é preciso planejar não somente a atuação da empresa durante o evento. Após o contato com clientes em uma feira, é necessário pensar nas ações pós-evento para manter contato com o público-alvo.
Uma dica imprescindível é coletar dados. Além da conversa presencial no evento, certifique-se de coletar endereços de e-mail, telefones, sites e redes sociais do cliente para que o contato possa ser restabelecido futuramente.
Coletando dados
Mas como coletar tais dados? Sabemos que a dinâmica em feiras é muito grande e que boa parte dos clientes em potencial não têm tempo de sobra para preencher formulários à mão – esse tipo de coleta de dados, aliás, não é nada eficiente.
Investir em um sistema de gerenciamento de dados pode ser uma boa saída: displays interativos e tablets são uma ótima opção para apresentar produtos e capturar dados de forma inovadora. Vale conferir os requisitos da LGPD para não correr o risco de problemas futuros!
Uma vez coletados os dados, é hora de partir para o próximo passo: a definição de uma estratégia pós-evento. É a partir daí que você acompanhará todas as perspectivas de negócio geradas durante a feira ou exposição que sua marca participou.
Contato pós-feira
O ideal em um pós-evento é esperar alguns dias para voltar a fazer contato. E por que? Esperar a ‘poeira baixar’ nada mais é que uma estratégia para que seu cliente possa dar a devida atenção à sua marca.
Basta pensar que os participantes de uma feira – que possivelmente perderam horas de trabalho no escritório para estarem presentes em um evento – provavelmente terão muitas pendências para resolver na volta à rotina. Portanto, propagandas e contatos imediatistas não são bem vindos neste momento. Vale a pena esperar, mas não muito.
Formas de abordagem
Para estabelecer uma conversa com um prospect, é essencial utilizar uma abordagem que o deixe confortável para dialogar. Além disso, quanto mais assertivo você for diante das necessidades que ele possa ter, mais chances você terá de mantê-lo em sua carteira.
Tenha à mão detalhes coletados durante sua conversa presencial na exposição ou feira em que você estabeleceu contato com o cliente. Desafios, prospectos detalhados e demais dúvidas podem ser o ponto de partida para que você inicie uma conversa no pós-evento.
Posts interessantes no blog de sua empresa e informações sobre seu negócio também são uma boa alternativa para uma abordagem inicial.
Independentemente da situação, o segredo é manter a conversa o mais pessoal possível. Esse tipo de abordagem mostra que sua empresa está preocupada com as necessidades individuais de cada cliente e se esforça para que eles tenham um atendimento personalizado. Um diferencial e tanto de empresas que veem os clientes como apenas mais um número na lista de verificações do dia, não é mesmo?