Cancelamentos e adiamentos fizeram parte da dura rotina de quem trabalha com eventos no último ano. A pandemia foi um período difícil para um setor capaz de movimentar cerca de R$ 250 bilhões em eventos corporativos e R$ 17 bilhões em eventos sociais por ano.
Parecia enredo de filme de ficção científica. O que vivemos com a pandemia foi algo sem precedentes. Dormimos com uma concepção de trabalho e eventos, acordamos em um mundo completamente distinto.
Como a pandemia afetou o mercado
Em pouco tempo, a pandemia apertou os aceleradores do mundo corporativo e, para sobreviver em meio ao caos, as empresas tiveram que mergulhar profundamente em uma transformação digital.
Uma adaptação rápida, forçando mudanças que até poderiam estar planejadas para o futuro, mas não para ocorrer em meses ou dias. Foi preciso reinventar-se para não ficar para trás e perder seu espaço no mercado.
Alguns setores, como o de feiras e eventos, além de lidar com essa velocidade corporativa, foram obrigados a se adaptar à inatividade.
De acordo com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), esse foi um dos setores mais afetados pela pandemia, com uma queda de 95% no faturamento nacional em 2020.
Não houve escapatória, era preciso reelaborar a trajetória do percurso para ajustar o caminho.
E o que mudou depois da pandemia?
Não é novidade que algumas tendências se concretizaram durante esses meses de pandemia. Já não nos parece estranho o conceito de home office, adaptação de escritórios e funcionários nômades – que trabalham em qualquer lugar do mundo.
Mas nesse movimento de digitalização, como ficam as empresas que se dedicam aos eventos?
De acordo com a reportagem da revista Exame, o mercado de eventos encontrou nos formatos online uma nova possibilidade. E empresas de tecnologia, dedicadas a tornar isso realidade, cresceram até 400% em serviços de transmissões ao vivo.
Como já comentamos aqui, a tecnologia está ganhando cada vez mais espaço nos eventos. E agora, assim como diversos dos conceitos que há pouco tempo poderiam ser futuristas demais, a acessibilidade do digital veio para ficar.
Com a volta do presencial, os eventos híbridos têm tudo para ser uma aposta certeira para quem trabalha nesse mercado. É o equilíbrio entre as interações pessoais, o networking e os espetáculos que o presencial oferece com a acessibilidade de expandir o alcance de seu evento a milhares de quilômetros de distância, sem um aumento estratosférico no orçamento.
Essa não é uma alternativa para driblar a crise, mas para aumentar o campo de atuação e encontrar novas oportunidades de crescimento. Definitivamente chegamos na era da indústria 4.0
Você está preparado para o mundo 4.0?
Primeiro, o que é isso? Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é o conceito para essa nova era repleta de inovações tecnologias, com uma rede de dados potentes e máquinas inteligentes: Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Machine Learning e Cloud Computing.
Grande parte dessas inovações podem – e devem- fazer parte do mundo dos eventos.
Seja através da realidade virtual, do uso de big data ou de ferramentas para captação de informações capazes de criar eventos mais personalizados e íntimos. O que pode ajudar nesse momento em que ainda não voltamos aos grandes eventos.
Estar disposto a mergulhar nesse mundo novo pós pandemia e readequar sua empresa é o primeiro passo.
Dizem que, em momentos difíceis, metade do trabalho de um líder é a preparação, e a segunda é reagir. Você está pronto para esta nova era?
A Triart no mundo 4.0
da casa”, apostando por uma mudança estratégia que facilitasse a comunicação e a reunião de toda a equipe.
Agora, a Triart como um todo – Vendas, Administrativo e Operacional – está localizada em Jaraguá. Uma alternativa benéfica que favorece a logística e aumenta a eficiência do trabalho e entrega.
Sempre preocupada em oferecer cada vez mais qualidade aos produtores, há alguns anos a Triart já contava com sua própria linha de fabricação. Uma opção fantástica para oferecer projetos bem estruturados e de valor. E essa linha ganhou um excelente aliado: uma impressora 3D.
Assim, antes da fabricação de cada peça, um molde é testado na impressora para garantir sua efetividade. Minimizando erros e aumentando a confiança de que as soluções Triart não te deixarão na mão.
Investimos em novos equipamentos, uma nova organização de trabalho, uma parceria vencedora com a M&Co Group e não para por aí. Em breve, uma nova identidade de marca que acompanhe esse novo momento da empresa.
A estratégia é simples: não ficar observando as mudanças causadas pela pandemia, mas sim implementar técnicas compatíveis com esse novo mundo para continuar oferecendo o melhor para o mercado de Eventos.
A Triart tem trabalhado incansavelmente para que essa volta pós pandemia seja ainda melhor.
Nossos produtos e soluções estarão sempre focados em trazer qualidade e rapidez para um dos setores mais importantes do mercado. Conte conosco nessa volta aos espaços e pavilhões!