Mercado de eventos deve iniciar a retomada no segundo semestre

Ponto alto do turismo em São Paulo, o setor de Feiras e Eventos movimenta milhares de profissionais e bilhões de reais todos os anos. Enquanto profissionais da área buscam se reinventar para manter-se ativos em um mercado que foi completamente paralisado por conta da pandemia da Covid-19, iniciativas digitais surgem para suprir parte da demanda existente.

O fato é que, por mais bem estruturadas que sejam essas iniciativas, não há como negar: o mundo virtual pode até ser uma alternativa, mas não se compara ao real. Falta o fator humano, a emoção, o networking, a troca de energia e olho no olho.

As perspectivas para o futuro, ainda que incertas, apontam alguma luz no fim do túnel. De acordo com o Ministério do Turismo, a previsão para o segundo semestre é de flexibilização de medidas de isolamento social e de realização de viagens, que atualmente são recomendadas apenas em casos de real necessidade. 

Este cenário é reforçado ao analisar a configuração do calendário de eventos de 2020, segundo relatório da São Paulo Visitors Convention Bureau (SPCVB). Do início do ano até a declaração de pandemia, em 12 de março, foram realizados 18% dos eventos propostos para 2020.

E, para o segundo semestre, estão previstas a realização não apenas dos eventos que já estavam programados para o período, um total de 179 iniciativas, como também de 39% dos eventos que não puderam ser realizados durante a pandemia. Outros 8% afetados foram adiados para 2021, enquanto 53% ainda seguem aguardando definição de nova data.

Protocolos de segurança

Independentemente das iniciativas e previsões de reabertura do mercado, a pandemia escancara uma necessidade que já se tornou essencial para quem pretende seguir atuando no mercado de feiras e eventos: é preciso adotar protocolos de segurança na realização de qualquer ação.

Medidas que coloquem a integridade e segurança das pessoas à frente dos demais objetivos, como: critérios formais de higienização do espaço, controle de quantidade de público por período, exigência do uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel no ambiente, entre outros.

Blog da Triart

Justamente no ano em que comemoramos três décadas de história, para o qual tínhamos projeções importantes de negócios, nos vemos diante dessa realidade repleta de incertezas. Por este motivo, tomamos uma decisão: vamos dar uma pausa no blog.

Entendemos que há canais especializados trazendo notícias e atualizações sobre a pandemia e o mercado de feiras e eventos – e essa nunca foi a nossa pretensão. Portanto, do lado de cá, nos comprometemos a seguir preservando a segurança de nossa equipe e atendo às movimentações, aguardando informações concretas para iniciarmos a retomada.

Assim que algo relevante surgir, teremos a satisfação de reativar esse canal e continuar a escrever os próximos 30 anos!

Fale agora pelo WhatsApp!