Pode reparar, muitas empresas têm o costume de participar de feiras de negócios como expositores e, para isso, é necessário um estande. Mas você sabe como montar um estande de sucesso?
A participação em feiras é um tipo de projeto que demanda muito planejamento, antecipação, organização e atenção aos detalhes, afinal, o estande de sua empresa será a “cara” mostrada ao mercado.
Mas, calma: para te ajudar a executar este tipo de projeto e montar um estande de sucesso, confira as dicas especiais que separamos!
Tenha um briefing!
Antes de mais nada, o primeiro passo para qualquer tipo de projeto é a elaboração de um documento que contenha todas as informações e diretrizes a serem seguidas para sua execução. A este documento damos o nome de briefing. Nele, deverão constar os objetivos e o perfil da empresa para que o setor de criação possa elaborar um estande que transmita os valores da empresa.
Neste ponto, também, entra a toda a parte de comunicação visual da empresa. Com banners, lonas e totens é que a empresa passará a imagem desejada. Um ótimo exemplo é a adoção de televisores e painéis de LED para compor a comunicação.
Uma empresa que traz esses elementos transmite uma sensação de modernidade e de que é uma empresa conectada às melhores tecnologias e inovação. Toda a comunicação visual e decoração será um reflexo do que estiver no briefing, então, capriche em sua confecção!
Escolha um modelo de estande!
Em linhas gerais, basicamente, existem 5 tipos de estande que podem ser utilizados em uma feira, conheça cada um deles:
- Estande básico: é construído com sistemas modulares. Um fator do estande básico é que ele pode ter uma personalização interna, mas sempre mantendo a característica inicial dele. É, de longe, o modelo mais em conta;
- Estande sistema: também é totalmente modular e que aceita alterações em seu sistema;
- Estande misto: tem elementos modulares, mas também conta com elementos construídos e personalizados;
- Estande construído: não utiliza nenhuma peça modular e é personalizado com estruturas mais arrojadas em madeira e até mezaninos;
- Estande cenográfico: este tipo não segue nenhum padrão e é utilizado para ambientações temáticas para chamar a atenção dos visitantes.
Faça as coisas com antecedência!
Construir um estande não é algo simples e rápido, então, nada de deixá-lo para a última hora, para que a empresa entenda o projeto e se adequar às suas necessidades.
Outro fator importante é a atenção aos prazos exigidos pelas organizadoras das feiras. Você tem um prazo máximo para solicitar os serviços que serão utilizados dentro da feira, como ponto de energia, ponto de água e deságue, internet, segurança, limpeza e emissão de credenciais.
Pense em quem irá te visitar!
Com certeza, você precisará de um espaço para receber seus visitantes com mesas e cadeiras. Logo, você precisa passar isso para a empresa que construirá seu estande.
Solicitar uma pequena sala de reuniões também é essencial. Verifique se a montadora escolhida oferece a locação dos móveis necessários pois, se não, você deverá contratar com outra empresa.
Vai servir comidas em seu estande? Então você precisa de um espaço para uma minicozinha e também um depósito. Para a confecção do projeto do depósito, é importante levar em consideração todos os materiais que serão levados e que precisam ficar armazenados, como folhetos, brindes, bebidas, sacolas, etc.
Verifique a localização!
No ato da compra de um espaço na feira, procure por espaços mais próximos à entrada do evento ou, então, próximos a empresas de seu segmento de atuação, afinal, vocês dividem o mesmo público.
Locais próximos às praças de alimentação e banheiros podem ser uma boa opção. O importante é se adquirir um local por onde passe um grande fluxo de pessoas e que você consiga uma boa visibilidade.
Pronto. Anotou todas as informações que você precisava para ter um estande eficiente para a sua marca? Depois de seguir estas dicas, ficará difícil seu estande não ser um sucesso entre os seus visitantes!