Sabemos que não existem bons produtos ou serviços sem uma ótima divulgação. Por isso, usamos diversas ferramentas para levar um produto até os olhos do público. E é exatamente isso que chamamos de Marketing.
Por melhor que seja seu portfólio, se não trabalharmos com as ferramentas certas, dificilmente chegaremos ao nosso público-alvo. E assim, todo o trabalho para desenvolvimento correto de uma ótima oferta será em vão.
Então Marketing é…
Uma estratégia empresarial de otimização de lucros. Nesse caldeirão de atividades que visam entender e a atender às necessidades do cliente, estão desde o Marketing Digital, análise de mercado até o Marketing offline e, obviamente, os eventos.
Todas essas técnicas buscam explorar, criar e entregar valor para satisfazer os desejos do mercado consumidor. Sejam produtos, serviços ou ideias que possam interessar aos consumidores.
Mas o que queremos destacar aqui é que fazer um evento é, em si, uma estratégia de Marketing, pois apresenta de maneira contundente sua oferta ao mercado, mas ao mesmo tempo exige que sejam aplicadas outras estratégias de Marketing para promovê-lo.
De nada adianta construir um excelente evento, se seu público não estiver lá.
Seus planos de Marketing devem incluir um evento!
Contar com um evento em seu plano de comunicação anual pode fazer a diferença. Com uma análise do seu público-alvo, será fácil optar pelo tipo de evento que melhor se encaixe ao seu planejamento.
Se estamos falando de um novo conceito, talvez a melhor opção seja um congresso onde você possa explanar com tranquilidade sobre o assunto com a ajuda de especialistas.
Mas se sua oferta é um novo produto, um estande em uma feira do segmento pode entregar tudo o que você precisa. É necessário, primeiramente, saber o que você quer passar e para quem.
De acordo com o estudo de 2019 desenvolvido pela empresa norte-americana Bizzabo, mais de 60% dos profissionais de Marketing estimam aumentar em 20% seus orçamentos dedicados ao evento.
Sem dúvida, os acontecimentos de 2020 frearam esse crescimento, mas essa demanda reprimida já está pronta para ser atendida.
Um evento permite estabelecer conexões diretas com seu público, transmitir emoções e fornecer experiências que tornarão seu produto único. Com uma estratégia bem alinhada, é possível atrair clientes fiéis e potenciais, ambos se sentirão identificados com a personalidade da sua empresa e seus valores corporativos.
Com isso, não podemos nos esquecer que o êxito de um evento está diretamente relacionado com a difusão. É fundamental, portanto, desenvolver um Marketing PARA o evento em si. Reunir as melhores estratégias para que seu mercado saiba onde te encontrar e quando.
Mas eu preciso mesmo de Marketing para meu evento?
A resposta é sim.
Já entendemos que o evento é uma estratégia de Marketing vitoriosa e agora precisamos dizer que sem uma publicidade próspera, seu evento não funcionará.
A especialista em Marketing de evento, Nadia Nemer, em entrevista à revista espanhola Marketing Insider Review, ressalta a importância de um bom planejamento de eventos e do próprio evento: “Marketing de evento é a arte de potencializar a marca através da criação e organização de diferentes experiências, sejam presenciais ou digitais”.
Todo e qualquer promotor de evento, e empresa, precisa ter em mente as maneiras mais eficientes de comercializar seus eventos. O que significa deixar que seu público saiba que você estará fazendo um evento exatamente para eles.
Para isso, uma dica é se colocar na pele dos futuros assistentes e pensar “quais são os benefícios de assistir a este evento? Quais os valores que posso agregar se eu comparecer?”.
O Marketing para a promoção de um evento deve explicar ao público as razões pelas quais vale a pena marcar presença. Você precisa transmitir que o mercado perderá uma oportunidade incrível se não estiver ali.
E para isso, vale a pena investir em anúncios, press releases, notícias, email-marketing e muitas outras ferramentas de divulgação amplamente conhecidas.
Quer aumentar seu alcance? Cogite um evento híbrido
A pandemia acelerou a tendência dos eventos digitais. Essa modalidade pode expandir muito as fronteiras, levando sua oferta de produtos a lugares que fisicamente seriam mais difíceis de chegar.
Porém, muitas das experiências proporcionadas pelo presencial não são entregues da mesma maneira e algumas das vantagens do evento podem se perder.
A mistura entre o digital e o presencial é um caminho interessante a se seguir. Você consegue unir o melhor dos dois mundos: aumentar o alcance do seu evento e fornecer a experiência e o networking que somente o presencial pode ofertar.
Além disso, você pode apostar pelo uso de dispositivos móveis durante o evento físico também. Assim, oferecerá uma experiência digital aos assistentes e deixará sua “pegada” em seus celulares com informações relevantes.
Muita coisa? Não se esqueça que a Triart pode te ajudar!
Nossa equipe dedicada está pronta para te atender com as soluções mais modernas e personalizadas que cabem perfeitamente no seu planejamento. Entre em contato com a gente!