Para aqueles que gerenciam uma marca, incrementar sua base no mercado e reduzir o espaço da concorrência é vital para consolidar números expressivos de vendas. Esse é o alicerce para crescer exponencialmente e se tornar uma referência no setor em que atua.
Na teoria é fácil, mas na prática nem sempre é uma máxima fácil de se aplicar. Afinal, são inúmeros os fatores que influenciam nessa equação. Não é novidade que um bom evento é um aliado importante nessa empreitada, mas talvez você tenha notado que seja o momento de alçar novos vôos. E por que não levar sua marca para uma feira internacional?
Uma decisão certeira
De acordo com dados colhidos pelo Portal Radar, o impacto global de exposições chega a mais de US $551 bilhões em vendas de negócios para os participantes. Obviamente, quanto mais se participa em eventos, maiores são os resultados que você pode obter. Por isso, considerar um evento fora do Brasil pode ser uma opção atrativa.
Quando se opta por uma feira internacional, a marca dá seu primeiro passo rumo a um planejamento que inclua exportações, idealizando sua marca no mercado internacional. E são vários os benefícios de incluir essa prática no plano anual de marketing:
- Comparar seu produto com a oferta externa;
- Entender como funciona os clientes naquela região;
- Estabilizar-se frente às flutuações do mercado;
- Reduzir a dependência da empresa a economia interna e mudanças de comportamento do consumidor;
- Regular a gestão de exportação.
Além disso, ao explorar o mercado externo, sua marca reduz a concorrência interna, diminuindo os riscos de quedas nas vendas. Soma-se a isso as vantagens de realizar uma comunicação cara a cara, fortalecendo a confiança dos possíveis clientes num produto que para esse novo mercado ainda é novo.
Para explicar melhor as vantagens dessa decisão, a Triart conversou com Malu Sevieri, CEO da Emme Brasil e especialista em conduzir marcas brasileiras a eventos internacionais. Confira!
Há quantos anos você trabalha com eventos? E dedicada a feiras internacionais?
Em 2022 completo 20 anos organizando feiras. Com eventos internacionais há uma divisão, desde o princípio visitava muitas feiras, mas levando clientes para fora do Brasil tem 8 anos.
Explica um pouco sobre sua rotina? Como é a promoção de empresas brasileiras nas feiras da Alemanha?
Aqui na Emme nós temos 2 divisões: uma que organiza feiras no Brasil e a outra que promove as feiras da Messe Düsseldorf. A segunda trabalha para que empresas brasileiras visitem e exponham não somente na Alemanha, mas também na Tailândia, China, Estados Unidos, Colômbia e outros países. Ou seja, todos os lugares onde a Messe faz feira fazemos a atração de clientes. Basicamente, nosso trabalho é:
- Identificar as empresas brasileiras que tem potencial;
- Entrar em contato com eles e explicar mais sobre a feira;
- Assessoramento na compra do espaço, localização e projeto do estande;
- Auxiliar no processo de transporte de mercadorias e etc.
Em todas as feiras que temos clientes, estamos lá acompanhando pessoalmente. Na maioria das vezes elas caminham por conta própria, mas se algo acontece, pegamos literalmente na mão do cliente e resolvemos.
Por que uma empresa brasileira deve participar de feiras internacionais?
Eu gosto muito desta pergunta, porque ela tem milhões de respostas. Não há uma necessidade em participar de feiras internacionais. Existem milhares de empresas que vivem bem vendendo apenas para o mercado interno. Porém, se o plano da empresa envolve exportação, ela precisa participar de feiras internacionais.
Imagina que você queira exportar seu produto. Como você vai encontrar clientes? Como vai ver o que os concorrentes fazem? O que vende em cada país? É impossível conhecer o mundo todo!
Quando você precisa de todas essas informações, a feira líder do seu setor é a que vai te ajudar. Em 4 ou 5 dias você vai conseguir ver tudo isso. Conhecer gente de diversos países e entender a oferta e demanda. Além de se organizar para atacar assertivamente mercados, com uma melhor chance de resultados.
Você se lembra, rapidamente, de algum caso de sucesso?
Eu não consigo pensar em uma empresa que tenha ido e não obteve sucesso. Todo mundo que decide ir acaba fazendo negócios, nem que seja com novos fornecedores.
Agora em junho de 2022, fizemos uma feira de cabos e tubos em Düsseldorf. Tivemos um expositor que foi pela primeira vez expor fora do país. Com um estande maior, ele levou a máquina que produziam. Obviamente investiram muito para esse transporte, mas arriscaram e venderam a máquina no evento.
Talvez só com um estande e folhetos não teriam esse sucesso, mas mostrar o produto faz a maior diferença.
Você pode dar algumas dicas para quem está cogitando fazer uma feira internacional?
Planejamento é a primeira coisa. Tirar um dia inteiro para se planejar com a equipe, saber onde vão, o que vão levar, quais os custos. Isso é muito importante, porque ninguém quer surpresas em Euro, por exemplo.
Para quem nunca exportou eu aconselho fazer um curso preparatório. A Apex, por exemplo, disponibiliza isso. Assim, fica mais fácil aprender a calcular seu preço, FOB etc.
E para aqueles “marinheiros de primeira viagem”?
Eu tenho algumas dicas nada profundas, mas que as pessoas sempre erram, seja como expositor ou visitante. As feiras da Alemanha, por exemplo, são extremamente maiores do que as que conhecemos no Brasil. Algumas têm até 10 ou 12 vezes o tamanho das brasileiras e as pessoas não sabem disso. Se você é visitante ou expositor de uma feira internacional aqui vão algumas dicas muito básicas:
1: Use sapatos e roupas confortáveis. As pessoas pensam em estar exuberantes, compram coisas novas, mas sapato bom é sapato que já está amaciado.
2: Compre seu ingresso da feira, do transporte público e do que mais tiver que comprar com antecedência. Evite filas para que você ganhe mais tempo.
3: Se você estiver atrás de muitas amostras e folhetos, leve uma mala de rodinhas pequenas. Não é vergonha, muita gente faz e sua coluna agradece no final do dia.
4: A mais importante: ao chegar no hotel, tranque seu passaporte no cofre, ande sempre com uma cópia colorida e plastificada. Você não precisa do seu passaporte original para nada em nenhum lugar, somente para entrar e sair dos países. Ao sair com o passaporte você corre o risco de perdê-lo ou ser furtado e isso gera um stress absurdo. Vale lembrar que na Europa o furto é tão comum quanto no Brasil.
Dica extra: você não está sozinho!
Contar com o apoio de empresas como a Emme e associações podem te ajudar a embarcar nessa nova jornada. Além disso, a Triart está preparada para atender e entregar estruturas nos quatro cantos do mundo.
Você não precisa buscar por novos fornecedores. A mesma qualidade e pontualidade que oferecemos nos projetos dentro do Brasil, são entregues pela Triart também fora dele. Não importa onde você esteja, nossa equipe te oferecerá sempre a melhor opção. Conte conosco!