Como o mercado está se preparando para o maior evento do mundo

Faltam pouco mais de 4 meses para a Copa do Mundo. Um período que move paixões, turismo e, obviamente, muito lucro para inúmeras empresas ao redor do globo. A edição de 2022 tem as suas peculiaridades, uma delas é a própria data. Por conta do clima catarense, o mês mais esperado pelos admiradores de um bom futebol será o de novembro/dezembro. Outros dois destaques são a localização -pela primeira vez no Oriente Médio-, e a quantidade de ingressos, foram disponibilizados cerca de 3 milhões de unidades.

Um evento dessa magnitude não passa despercebido e muitas empresas já iniciaram suas campanhas para associar sua marca a Copa ou promover interações com seus clientes através dessa data. Reunimos algumas apostas e projeções para que você já entre no clima da Copa do Mundo Catar 2022.

Quais as expectativas do mercado

Depois de tantas incertezas, a Copa do Catar vem carregada de altas perspectivas e anseios, tanto de público, quanto das empresas. De acordo com dados divulgados pela CNN Brasil, até abril de 2022, mais de 20 milhões de pessoas já haviam declarado interesse em adquirir ingressos para os jogos. E as estimativas, de retorno e investimentos, passam dos bilhões. 

O Catar investiu mais de US $200 bilhões em infraestrutura e estádios, o que torna essa edição uma das mais caras da história. Talvez seja esse um dos motivos pelos quais a Fifa (Federação Internacional de Futebol) projeta uma receita de US $6,4 bilhões de dólares, entre venda de patrocínios e direitos de transmissão. Valores que aumentam ainda mais a visibilidade e colocam todos os olhos neste país árabe repleto de dunas e praias.

Apesar da crise econômica que assola inúmeros países do mundo,  a Copa também traz  grandes esperanças em relação à economia, principalmente para o país sede. Mesmo estando sob a sombra da pandemia da Covid-19, o Catar espera receber mais de 1,5 milhão de turistas. E com isso, se consolidar como um destino turístico global. Além disso, o país calcula uma receita de US $20 bilhões de dólares no Produto Interno Bruto. Bem mais alto do que o arrecadado pela Rússia em 2018, que ficou na casa dos 14 bilhões.  

Para aqueles que não pretendem atravessar o globo para conferir presencialmente, os números também são relevantes: uma expectativa de que 4 bilhões de pessoas assistam a Copa do Mundo

Todos esses fatores fazem com que empresas já comecem a mover seus pauzinhos para que, de alguma forma, vinculem suas marcas ao evento. Seja através de promoções, mudanças de identidades visual ou marketing com personalidades do mundo da bola. Uma estratégia que sempre faz sucesso no país reconhecido pela paixão pelo esporte. 

O que veremos por aí

Futebol no Brasil não é brincadeira. Seu domínio extrapola -e muito!- as quatro linhas do campo. O otimismo vem de anos e para 2022 não será diferente. Apesar dos resultados ruins nas últimas edições, o time é o favorito para conquistar a taça, de acordo com as análises dos sites bet365 e Oddschecker, grupo que reúne as médias dos 23 principais sites de apostas do mundo. Para se ter ideia da expectativa para a Copa, nove em cada dez brasileiros pretendem acompanhar o evento.

Mas não é só o evento em si que os brasileiros anseiam ver, a Meta divulgou que 48% dos brasileiros estão ansiosos para conferir as campanhas preparadas para essa data. Isso representa uma excelente oportunidade para as marcas aumentarem sua presença e comunicação antes e durante a Copa. Muitas empresas estão investindo em criar eventos que contemplem a imagem da Copa ou em se fazer presente no Mundial

Pela primeira vez, a cervejaria Budweiser montará as estruturas dos Fan Fests, espaços dedicados aos turistas e torcedores que não possuem ingressos para entrar nos estádios. O espaço promete surpreender, com projetos grandiosos similares a festivais de música, totalmente dedicados às seleções. Desde a Copa da Alemanha, em 2006, esse ponto de encontro chama a atenção e a desse ano não deixará a desejar. 

Outras grandes marcas patrocinadoras já iniciaram suas campanhas de marketing voltadas para o público da bola. É o caso, por exemplo, da Brahma, que apostou por um tom descontraído, enviando kits com objetos famosos para dar azar para os adversários do Brasil na fase de grupos. O pacote incluía um engradado da marca com outros itens como: espelho quebrado, chinelo esquerdo e um guarda-chuva aberto. 

O clima descontraído, característico da Copa, e o uso das redes sociais estarão muito presentes nas estratégias. Muitas marcas pretendem investir em campanhas com astros da seleção e personalidades esportivas, como o fenômeno das redes sociais, Luva de Pedreiro ou o streamer Casimiro Miguel, que na última semana divulgou em seu canal no Youtube a promoção da gigante Coca-Cola para o Mundial.

Contudo, para quem acha que investir em uma comunicação pontual para essa época é coisa de empresas grandes está muito enganado…

E as marcas pequenas e médias?  

O Sebrae-SP realizou uma pesquisa sobre as expectativas e ações das MPEs para a Copa do Mundo 2022. Nela, é possível encontrar que 81% dos pequenos negócios localizados na capital paulista dizem que serão afetados – de forma positiva ou negativa – pelo evento. A resposta para essa expectativa está em vários elementos, mas o fato da grande final ser exatamente uma semana antes do Natal pode abrir uma janela de oportunidades muito interessante para venda de produtos e serviços. 

Para a hotelaria os ventos são ainda melhores. Pela primeira vez, a Copa será realizada no verão, o que pode impulsionar as oportunidades de eventos ao ar livre e montagens especiais para assistir as partidas. 

Por que incluir a Copa do Mundo em suas estratégias?

Se diante desses dados você ainda não está convencido, trazemos mais alguns pontos que podem te fazer mudar de ideia e iniciar um planejamento para conectar sua marca ao evento. Segundo uma pesquisa da Pinion Copa do Mundo 2022 – CMI:

  • 70% valorizam marcas que incentivam uma prática tão importante quanto a do esporte;
  • 56% passam a admirar marcas que se associam a grandes eventos esportivos;
  • 55% passam a considerar essas marcas nas próximas compras;
  • 52% mudaram para melhor a imagem de marcas associadas à Copa do Mundo;
  • 46% afirmam que aumenta a fidelidade às marcas que se associam ao evento.

Vale ressaltar que dentro desse plano de comunicação e marketing é importante considerar seu público interno. Montar uma estrutura para que eles possam acompanhar os jogos ou se distrair nos momentos de descanso pode ser uma alternativa bastante promissora para aumentar o engajamento e melhorar o clima organizacional. 

Um projeto simples que permaneça em suas instalações durante esse mês pode ser um diferencial muito interessante para sua marca. E- é claro!- não se esqueça que para essas e outras ativações a Triart é o seu melhor parceiro!

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