Depois de algumas edições online, chegou o momento de visitar as feiras e congressos de forma presencial. E este mês de junho foi especial para o mercado de Eventos, já que pudemos participar da Feira EBS (Event Business Show) e do Fórum ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes), duas grandes oportunidades de troca entre aqueles que se dedicam a esta grande área de atuação.
A Triart participou de ambas, como expositora e associada. Assim, conferimos de perto as principais discussões, soluções e lançamentos e contamos os detalhes aqui neste post para você. Confira!
A Feira EBS
Esta foi uma edição inesquecível para a feira que completa 20 anos de história. Dirigida para todos os profissionais da área e também para aqueles que buscam os eventos como uma ferramenta de marketing, a EBS apresenta a maior exposição, congresso e rodadas de negócios destinadas aos segmentos brasileiros de MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions) e T&D (Treinamento e Desenvolvimento).
O evento estava dividido em três partes dentro de um único lugar, eram: a Feira EBS com estandes expositores, o Congresso MICE Brasil e Speed Meeting (ou rodadas de negócios). Dois dias intensos de muito intercâmbio, reencontros e novos contatos que possibilitaram diversas reflexões. Dentre as quais destacamos:
A volta do público
Para esta edição, a escolha dessa importante feira de negócios foi por um formato híbrido. Com isso, além dos 1210 visitantes presenciais, outras 214 pessoas puderam acompanhar as transmissões do Congresso MICE diretamente de suas casas ou escritórios.
Aqueles que puderam estar no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, não se arrependeram. Valia a pena a visita aos mais de 60 expositores que estavam presentes com suas soluções e serviços.
Era possível perceber a empolgação e a renovação que a volta do presencial proporcionou. O networking e a possibilidade de conhecer estruturas pessoalmente fazem a diferença para aqueles que buscam pelos melhores planejamentos.
A Triart foi uma das expositoras. Como uma importante empresa do setor de montagens, foi possível apresentar a qualidade de um estande fisicamente. E os visitantes puderam caminhar por um espaço confortável, aconchegante e personalizado.
Além do setor de expositores, a volta do presencial fez a diferença quando o assunto são as palestras, discussões e, principalmente, as rodadas de negócios.
A Rodada de Negócios
Imagine conhecer inúmeras empresas e fornecedores sem sair de uma sala e ainda conseguir contatos importantes em todas elas. Parece impossível, não é? Mas foi o que a EBS conseguiu através de sua Speed Meetings. Um formato prático e efetivo de promover reuniões de negócios e facilitar novos contatos.
Na edição deste ano, de acordo com os organizadores, foram realizadas 7280 reuniões, o que superou as expectativas de negociadores, expositores e palestrantes.
O formato é simples. São encontros rápidos com duração máxima de 15 minutos cada, nos quais os participantes apresentam suas empresas e soluções e iniciam um relacionamento comercial que pode ser aprofundado depois do evento. Durante a rodada de negócios, cada empresário pode estabelecer diálogos com dezenas de empresas-âncoras e centenas de empresas convidadas.
Os objetivos são variados, mas o principal deles é otimizar o tempo ao induzir os participantes a reuniões diretas e certeiras. Além disso, a Speed Meeting contribuiu para:
- Aproximar e o facilitar a troca comercial e tecnológica;
- Fomentar parcerias;
- Originar o interesse comercial comum;
- Estimular um ambiente propício e saudável para encontros de negócios;
- Facilitar o acesso a novos mercados;
- E, acercar ofertas e demandas.
Quem participou da Speed Meeting promovida pela EBS aprovou. E os números falam por si só: foram 85 empresas compradoras, 131 profissionais compradores e 56 empresas fornecedoras. Um sucesso que já desperta a curiosidade para as próximas edições.
O Fórum ABRACE
Alguns dias depois da feira EBS, era chegado o momento de conferir mais uma edição do Fórum promovido pela Associação Brasileira de Cenografia e Estande (ABRACE). Um dos pontos principais desta última edição era discutir com presidentes de associações, gerentes de operações e diretores de espaços e promotoras, o futuro do setor. Sob o nome de “Voltamos. E agora?”, o painel de abertura convidou a reflexão sobre o futuro da cenografia e montadoras até o ano de 2030.
Os painéis seguintes foram comandados por promotores junto a gerentes operacionais responsáveis pela montagem das feiras e diretores operacionais dos principais pavilhões do país. Todos reunidos para fortalecer os elos dentro da cadeia produtiva das feiras de negócios e eventos corporativos. Além dos painéis e conversas esclarecedoras com outras associações, os destaques dessa edição ficaram por conta do:
Novo Código de ética e Guia de Boas Práticas
Durante o fórum foi apresentado o novo Código de Ética para associados da ABRACE. Um documento de extrema importância que visa profissionalizar ainda mais o setor e preservar vidas. É essencial que ao contratar uma montadora, esta possua a certificação. Isso protegerá seu investimento e garante a responsabilidade da empresa com o Código de Ética. O que quer dizer um cuidado pela saúde e segurança pública, direitos humanos e meio ambiente.
O Código está dividido em seis temas:
- Condutas adversas;
- Proteção do Interesse Público;
- Integridade Pessoal;
- Manutenção de Confidencialidade e Privacidade;
- Respeito pelos Colegas e Colaboradores;
- Manutenção das Boas Práticas Comerciais.
Todas elas com diretrizes que devem ser respeitadas pelos associados quando se propõe a realizar um novo negócio. O objetivo do novo código é promover relações saudáveis dentro do mercado de eventos. Isso ajuda com uma maior credibilidade e engajamento para as montadoras. DICA: Converse com a sua montadora sobre o Código. Aqui na Triart, a respeitamos e praticamos em toda a nossa rotina.
Alguns dias depois do Fórum e, consequentemente, do lançamento do Código, também foi apresentado ao mercado um Guia de Boas Práticas em Feiras e Exposições, desenvolvido em parceria com a Evento Único Consultoria. De acordo com os apresentadores, o guia está aberto a receber sugestões dos participantes do mercado, já que pretende atender as necessidades de todos e criar relações justas e sustentáveis.
O documento estabelece 10 recomendações essenciais para tornar mais ético e honesto o relacionamento entre marcas patrocinadoras, expositores, fornecedores e organizadores de feiras e eventos. Cada ponto traz a sugestão tanto para a empresa quanto para o cliente.
Para aqueles profissionais que queiram receber o guia completo, basta acessar as redes sociais da Evento Único e solicitá-lo por mensagem privada ou comentário.
Futuro do setor e a união entre associações
O Fórum foi uma grande oportunidade para discutir -entre associações, associados e empresas importantes do setor- os rumos que o mercado deve percorrer depois do grande abalo causado pela pandemia em 2020.
Foram quase dois anos em stand-by ou em um regresso a passos lentos. E a volta de forma abrupta, com um calendário apertado, fazia necessária uma união entre entidades para suprir as carências e garantir um retorno saudável para todos os envolvidos.
Os dois documentos apresentados tendem a ajudar todos aqueles que contratam e trabalham com eventos a elevar a excelência do setor. A atitude da ABRACE em reunir todos que constroem os eventos e entender ass dores de cada um, mostra um caminho promissor onde todos os pontos possam ser solucionados. Assim, todos os clientes verão no mercado de Eventos a qualidade e a eficiência que ele possui.
A Triart faz parte dessa mudança e trabalha para entregar um projeto sustentável que respeite as suas necessidades e as diretrizes de cada espaço de eventos. Além de trabalhar internamente para garantir as melhores condições e ferramentas para a equipe que torna tudo isso possível.
Escolha uma montadora que trabalhe com respeito e dedicação em qualquer projeto. Entre em contato conosco!