Comunicação visual: o caminho entre o visitante e o seu estande

Quando decidimos investir em um evento, uma das maiores preocupações é como atrair a atenção dos passantes transmitindo o valor de sua marca. Para responder essa questão, vários são os elementos que devem estar contemplados: um estande bem posicionado, uma montagem bem estruturada e iluminada, além de uma comunicação visual potente.

Mas, afinal, o que é comunicação visual? Esse conjunto de signos, formas e cores que bem organizados podem trocar mensagens com o público, sem nenhum tipo de texto. É a ponte perfeita entre um visitante e o seu espaço. 

O que é Comunicação Visual?

Imagine que você está viajando de carro. Durante o percurso há uma série de placas e sinais que te indicam potenciais riscos, quando deve parar, quando há obras, etc. Em grande parte deles, sem nenhum tipo de texto, como os semáfaros. Resumidamente, isso é comunicação visual.

Essa forma de transmitir mensagens está presente no mundo inteiro e em nosso dia a dia. É efetiva pois tem fundamentos na inteligência humana e na forma de aprendizado. Ao longo da história, sua importância foi ganhando cada vez mais espaço através do jornalismo e da publicidade. Quantas marcas hoje em dia apostam por fotos bem trabalhadas em suas redes sociais? 

O grande diferencial de uma comunicação visual bem estruturada é garantir um espaço na memória do cliente ou prospecto. Um quadrado vermelho com uma linha branca no meio, pode instantaneamente te remeter a uma Coca-Cola, por exemplo. 

Mas, para isso é preciso pensar em unidade. Todos os seus meios de comunicação tem que remeter a um visual integrado. E esse é o segredo de como aplicá-lo em seu evento. Todos os elementos que estarão presentes devem remeter a mesma mensagem. Desde a estrutura do estande até o cartão de visita.

A importância de comunicar visualmente

Lá em 2014, neurocientistas do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgaram um estudo no qual apontam que o cérebro consegue processar imagens em 13 milissegundos. Uma velocidade impressionante que supera (com folga!) o tempo de processamento de um texto. 

Esse já seria uma motivação implacável para investir em uma comunicação visual apropriada. Afinal, quando se passea pelos corredores de um evento, quanto mais rápido conseguirmos capturar a atenção do visitante, melhor. Mas esse mecanismo vai muito além. 

É uma das melhores formas de transmitir a personalidade da marca, seus valores e princípios. Ao fazer isso, conecta-se com o cliente, criando um vínculo que fortalecerá as possibilidade de sua marca ser lembrada. 

Isso porque imagens se comunicam com a emoções do público. Elas vão para o inconsciente, unindo os valores da sua marca com os valores do seu cliente. Esse laço emocional é muito forte e estabelece relacionamentos que são a base de uma fidelização. 

Ao transmitir informações de maneira rápida e muitas vezes simples, a comunicação visual é um dos métodos mais destacados do marketing atual. Mas lembre-se: ela deve estar presente em absolutamente tudo que você fizer. A unidade, como comentamos anteriormente, é a peça fundamental para criar uma comunicação visual efetiva. 

Pense assim: meu estande comunica, os uniformes da equipe e todo o material presente na feira também, mas o cliente não ficará em seu estande para sempre, então, o brinde que ele levará para casa deve ter o poder de o fazer recordar da mensagem do evento.

Seu estande tem que comunicar!

O mercado de eventos é um dos mais competitivos. Um dos motivos é claro: estão todos os concorrentes disputando o mesmo espaço que você. E se em um corredor só houver estandes brancos e o seu for verde, chamará a atenção. Obviamente, isso não acontecerá, por isso a comunicação visual em seu estande deve ser impactantante.

Ninguém faz um evento sem um objetivo claro e para comunicar esse storytelling que você desenhou para sua empresa, a comunicação visual é sua melhor amiga. Através dela é possível criar uma identidade para o evento. Ela deve estar perfeitamente alinhada a identidade da sua marca também. Afinal, o  intuito aqui é criar uma conexão imediata entre público e empresa. 

Se o caminho tomado for o contrário, além de perder a oportunidade de se destacar entre seus concorrentes, a percepção de seu público pode ficar comprometida. Um estande confuso, sem comunicação entre os elementos gera a mesma sensação de estar passeando por um shopping e notar uma vitrine totalmente bagunçada. O seu público pode sair do evento com a sensação de falta de experiência e organização, ou até amadorismo.

Como aplicar a comunicação visual em seu estande?

Para “arrasar” nesse quesito não faltam recursos. Tudo aquilo que se trabalha fora de um espaço de eventos pode -e deve!- ser trazido para o seu estande. Compilamos algumas sugestões para você ter em conta nas próximas oportunidades:

Crie um storytelling poderoso 

Aposte em uma mensagem simples, para que você consiga visualizá-la mais facilmente e aplicá-la em todo o seu projeto

Insira a mesma identidade em todos os elementos 

Não adianta começar e parar no estande. Todos os elementos de comunicação devem estar englobados. Desde o Save the Date até o email de agradecimento.

Adapte conceitos de trade marketing

Seu estande é um ponto de venda, pense nisso quando for estruturar a disposição dos seus produtos nas vitrines e expositores.

Pense fora da caixa!

Sabe aqueles corredores de Ovos de Páscoa que vemos nos supermercados? Isso se chama exibitécnica e pode ser uma exemplo de como vender em eventos de maneira diferente.

Não esqueça do seu merchandasing!

Tudo que você disponibilizará para o cliente levar pra casa deve conter um pouco da sua comunicação visual. Ela será a lembrança física do seu estande.


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