Falamos aqui no blog sobre as vantagens de participar como expositor em feiras de negócios e eventos empresariais, certo? Uma vez confirmada a participação de sua empresa em uma feira de negócios ou exposição, é preciso pensar no mais importante: a concepção do estande.
O estande é a vitrine da sua empresa em uma feira. Por isso, planejar um espaço atrativo e diferenciado é essencial para evidenciar o ambiente de marca, promovendo o produto ou serviço e fortalecendo o contato com o público-alvo. Vale lembrar também que é o seu estande que irá atrair novos clientes para o seu negócio.
Portanto, encarar a feira com profissionalismo é o primeiro passo para qualquer empresa que busca os melhores resultados. Listamos abaixo cinco dicas indispensáveis para compor o seu projeto de estande e garantir o retorno do seu investimento na hora de expor. Vamos nessa?
1. Selecione as informações que quer destacar sobre a sua empresa
Se o estande é a vitrine da sua empresa, nada mais coerente que o ele leve ao público detalhes específicos sobre o seu negócio. É importante que o seu espaço traduza o contexto em que sua empresa se insere, a missão da empresa, informações sobre produtos e serviços e posição da empresa no mercado. Campanhas publicitárias, objetivos de mercado, website, logo, fontes compatíveis com à marca, cores e etc. também devem estar bem detalhadas.
2. Defina os objetivos de marketing e vendas que se quer atingir com o estande
É preciso avaliar as intenções de marketing e vendas relacionadas à participação da empresa naquele evento especificamente. A intenção é lançar um produto? Promover um sistema que o mercado já conhece? Reforçar sua presença de marca? Ampliar as vendas de uma linha específica? Ter clareza sobre estes objetivos e como eles serão trabalhados no estande irá ajudar na exposição da sua marca, trazendo mais clareza na comunicação com o público visitante.
3. Alinhe os requisitos de concepção e design
É preciso ter em mente que o design do seu estande, antes de mais nada, irá envolver o visitante na cultura da empresa. A escolha de formas angulares, por exemplo, denota estabilidade, enquanto curvas dão um ar amigável ao ambiente. Logos, slogans e uma paleta de cores compatível à que representa sua empresa precisam estar presentes em seu estande para evidenciar sua identidade da marca. Outros detalhes importantes envolvem a localização do estande na feira. Quais marcas estarão ao lado de seu estande? Como se destacar no espaço? Itens como iluminação, cenografia e comunicação visual são determinantes para que sua empresa chame a atenção dentro da feira.
4. Gerencie o orçamento e o cronograma
Não dê um passo maior que a perna. É importante conceber o seu estande de acordo com o budget disponível. Por isso, faça um orçamento bem detalhado e inclua um cronograma para que sua relação com o fornecedor seja a melhor possível. Para evitar pegadinhas ou sustos, é essencial que você conte com parceiros de confiança, o que nos leva à próxima dica.
5. Escolha um fornecedor confiável
Um dos passos mais importantes para uma empresa que vai expor em feira de negócios é a escolha do fornecedor responsável pela montagem do estande. Escolher uma empresa sólida, idônea e com experiência no mercado é pré-requisito para a garantia de um estande adequado e de qualidade, que consiga traduzir todos os seus objetivos de marca no projeto.
Lembre-se de avaliar a reputação da empresa, conhecer seu portfólio e verificar sua experiência em montagem de diversos tipos de estandes. A Triart, por exemplo, acumula quase 30 anos de história e já se consolidou como referência no segmento e na prestação de serviços. Ouvir clientes que já contrataram os serviços da empresa também pode ajudar na hora da escolha pelo melhor fornecedor.
Dicas anotadas? Então mãos à obra e bom planejamento!
Respostas de 2
Muito boa a matéria.
Obrigado, José Eduardo! Se tiver interesse em saber mais sobre algum outro assunto, é só nos escrever =)